sábado, 24 de maio de 2008

A horda da fé!


Um mesmo mundo, o mesmo ser, mas compreensões distintas. No Quênia, e as agencias internacionais de notícias já fartas de publicar: Mulheres são queimas vivas, acusadas de BRUXARIA, Bruxaria? Isso ainda convence alguém? Pelo visto na África sim. aHh mas na África né, tudo pode ser esperado. Mas isso não é fruto da imaginação tribal dos africanos capaz de inventar e reinventar deuses. È a podre herança do conquistador, europeu que aquele continente chegou, separou e juntou povos tão distintos e complexos no que eles chamam de Estado. A tal Bruxaria é só mais um desses bens herdáveis. Dawkins chama de vírus da mente, os memes. E é notável que seja. Á áfrica é sempre dianteira do mundo, mas estar em posição filosófica da Idade Média é desconcertante. O fato é que a coisa pega e é extremamente virulenta de geração a geração, mulheres são queimas vivas, acusadas de bruxaria. Redimensionar as sociedades á moldura do possuidor é sempre trágico e ninguém mais o fez tão bem, a cima de qualquer estado, se não a santa da igreja católica. A caça as bruxas na África ilustra bem a paisagem do século XIV, quando meras parideiras e raizeiras, únicas alternativas aos camponeses de algo que se assemelhe a medicina, foram perseguidas e queimadas, pelo Santo Ofício risss. Nunca que as mulheres poderiam ter papeis sociais tão fortes como esses. Felizmente, a barbárie teve fim com Iluminismo, pelo menos na Europa, mulheres são queimadas vivas, acusadas de bruxaria. Seria muito fácil ao ser humano seguir apenas as regras básicas sociais, cerremos os ouvidos as crenças, sejam elas em nome de seu deus africano ou judaico/cristão.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Onde foram os radicais?


Facú pública é um barato, é um território afável a tudo e todos, um ambiente para se declarar a favor ou contra ou até mesmo a favor e contra porque não? a tudo. E é também o território dos radicais, esse povinho comunistinha que tentam de maneira desesperada sobreviver nessa aldeia global. Eles eram minha fonte de riso, sempre com seus bordões de força: Fora Bush, fora Capitalismo, Fora globalização. Era uma mistura de caiu meu queixo e risos, muito risos, sempre que se enveredavam por alguma causa vinham com suas palestras, camisa do Che no corpo, uma causa básica, e o melhor, um celular da motorola pendurado, sem tocar no tênis da Nick, eles sabem o que é capitalismo ou globalização? hehe muito comédia. O fato é que essa gente é um saco, querem sempre atingir o poder, mesmo dizendo que o governo é de todos, e atentam tanto que conseguem. Pra variar lá na facu como qualquer coisa que esses põem a mão o CA está fechado, mas parai, foi uma eleição medonha, altos papos pra cima dos universitários e agora portas fechadas. A arte de gerir não combina muito com eles, querem apenas brigar para poderem estar lá na hora aiai, parece que o Fora foi outro, Fora Comunistas.